Recentemente, o conceituado saxofonista moçambicano radicado na Noruega, Ivan Mazuze, foi indicado membro do Comité Conselheiro para a Directoria Cultural Norueguesa (Arts Council), especificamente para administração de assuntos ligados a organizadores de eventos e festivais em todo território norueguês.
De acordo com o comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, Mazuze junta-se a um elenco de membros com diversas competências literárias e experiência na área das artes performativas na Noruega.
O comunicado refere ainda que o comité é formado por especialistas em suas áreas de especialização e que fornecem informações ao conselho cultural nacional sobre questões profissionais e melhoramento na própria área.
A Directoria de Cultura é um órgão administrativo estadual que tem como área de actuação toda a Noruega. O conselho tem como tarefa administrar o Fundo Norueguês para a Cultura e outros subsídios do governo que forem adicionados ao conselho.
O organismo também se propõe a ser um órgão consultivo do Estado em matéria cultural. Por sua vez, Ivan Mazuze diz que esta é uma oportunidade de provar que as suas habilidades vão para além de saber tocar.
Estou muito orgulhoso por estar inserido no (Arts Council) e quero agradecer ao Governo da Noruega por me confiar grandes missões. Darei o melhor de mim de modo a contribuir para o crescimento das artes na Noruega, mas também me orgulha o facto de que vou representar Moçambique neste órgão e faço isso pela bandeira do meu país.
Importa referir que o objectivo da Directoria Cultural Norueguesa é estimular diversas expressões artísticas e culturais contemporâneas e contribuir para que a arte e a cultura sejam criadas, preservadas, documentadas e disponibilizadas ao maior número de pessoas.